ASF // Audisportfans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixas de velocidades automáticas.

+4
xsport
Karl Owsky
HC
Delfim Viçoso
8 participantes

Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Abr 09 2008, 16:09

Tenho visto neste forum em alguns tópicos, mencionado o assunto do gosta /não gosta das caixas de velocidades automáticas.
Tendo sido proprietário de várias viaturas com caixas de velocidade automáticas e viajado muitos quilómetros com as ditas, serei um perito na matéria? Talvez não, mas sei um pouco mais do que muitos, especialmente aquí em Portugal, onde ainda hoje o proprietário de uma viatura com caixa automática é visto por muitos como um coxo, aleijadito, preguiçoso e um sem número de outras parvoíces.
É obvio que nem todas as caixas automáticas são boas /eficientes, mas na generalidade elas fazem o que foi intencionalmente requerido, quando foram desenhadas.
Vejamos; uma caixa de velocidades automática, (designada a seguir como CVA) instalada numa viatura com, digamos 1200, 1400 cc é um absurdo. Porquê ? A maioria das CVA servem para complementarem a potência de viaturas com alta cilindrada, onde é absolutamente essencial a ajuda electrónica para facturar essa grande potência em doses correctas, sem permaturamente desgastar o motor e outros componentes da viatura. O resultado é brutal e por vezes até surpreendente.
O condutor mais jovem hoje acredita que é ele que tem que estar no controlo total da viatura e quem sou eu para discordar... no entanto, isso é duvidoso. O jovem condutor hoje quer carritos ou carrões, irrelevante, com comodidades tais como: ABS, ASR, Suspensão activa, sensores de chuva, vidros antiembaciantes, e tantas outras coisitas que ele não tem control mas que o deixam viajar comodamente e seguramente. Algumas destas chamadas , por vezes, gadgets, até podem ser desligadas para enalcer o ego de alguns Speedy Gonzalez das autoestradas Portuguesas, mas variávelmente encontramo-los espetados contra um rail ou pior.
Assim voltamos ás CVA. Elas estão nas viaturas e algumas até podem ser manipuladas, tipo tiptrónic etc mas a viatura é comandada , em certos aspectos, por centralinas, que comandam os carritos.
Nas filas de trânsito na A5 e outras malvadas autoestradas, de manhã, fico muito feliz por ter carros com CVA. Não me canso, não tenho stress e poupo combustível.É um mito aquela da CVA aumentar o consumo de combustível. Pensem, cada vez que uma viatura equipada com uma caixa de velocidades manual é movida , tem que se acelarar a viatura, dependendo do gradiente,mais ou menos até que esta desenvolva.
Com uma CVA, simplesmente tira-se o pézinho do travão e voilá, está em andamento. Pode acelar-se a viatura o que for necessário.!!! simples , não.???
Eu tenho presentemente um CLK, um 300 E AMG e um furgão Vito 115 com caixas de velocidades automáticas, graças a Deus!!!Qual delas a que mais prazer na condução, me dá!!!.
As CVA não são para todos e alguns têm razão para terem medo delas, mas criticam por vezes porque não as percebem.
Aqueles que já as exprimentaram, ficaram cativados, não querem sómente CVA doravante mas quando podem, como eu, lá estou com toda a força do binário requesitado e sem stress.
Quem me dera que o meu A5 3 L tdi Quattro, tivesse uma CVA.!!! Infelismente ainda não há. Crying or Very sad
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Abr 09 2008, 16:14

Já me esquecia....
Não sou coxo, não tenho qualquer deficiência motora que me inibe de conduzir um carro com caixa manual. O meu Cobra tem caixa de velocidades manual e eu adoro conduzi-lo... ao estremo. Twisted Evil
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Convidad Qua Abr 09 2008, 17:45

eu pessoalmente gosto das caixas automáticas , mas algumas , ( como o caso de um Z4 em que andei recentemente ) deixou me um pouco a desejar

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Abr 09 2008, 17:48

Também fazem esses carros na versão para homem??? Laughing
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Convidad Qua Abr 09 2008, 17:49

sinceramente , achei as trocas de caixa lentas , tanto em D , como em sport , como nas patilhas do volante :S

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Abr 09 2008, 17:54

Lentas ou longas? No 300 E são longas mas quando olhas para o velocímetro.... Já viste o video que coloquei no meu projecto do 300?
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Convidad Qua Abr 09 2008, 17:55

eu chamo lhe lentas ( demora muito tempo a passar a caixa ) chega a pontos de parecer fazer poço :S

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Abr 09 2008, 17:57

Então esse não presta mesmo.
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por HC Qui Abr 10 2008, 04:39

Eu gosto muito de caixas manuais, mas acredito que as novas caixas tipo DSG sejam um expectáculo de conduzir, infelizmente ainda não tive essa sorte Sad
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 40
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Karl Owsky Qui Abr 10 2008, 05:28

Eu desde 1991 (depois de um acidente que me desfez a perna esquerda) que tenho carro com mudanças automáticas e posso dizer que têm evoluído muito. Neste momento a minha A4 multitronic já dá algum prazer a conduzir. É preciso é estar habituado e tirar todo o proveito dela usando ou em modo automático ou manual, conforme o que se pretende.
Em longas filas de trânsito, em hora de ponta, é uma maravilha ....
E se tivermos alguns brinquedos para um individuo se entreter ....
Alguns sabem ao que me refiro, não é mestre Rafael ?

Claro que para me entreter tenho 2 carritos (de mudanças manuais, claro)que me permitem andar por todo o lado e que me dão muito gozo.
Um Toyota Land Cruiser HDJ100, 4200cc, 204 Cv, tracção permanente às 4, que tanto é um óptimo carro em autoestrada como a subir uma qualquer trialeira na Serra da Estrela ou uma duna no deserto de Marrocos.
Depois tenho o meu grande companheiro de aventuras, um UMM com motor a diesel, de competição, com perto dos 180 Cv. Este com muitos mais kms fora de estrada do que em alcatrão e com muitas histórias para contar, inclusivé 2 capotanços daqueles "à séria".

Portanto posso dizer que, como pessoa experimentada, tanto tiro prazer de um automático como de um manual e não posso confirmar que um é melhor que outro.
São diferentes.
Cada sistema tem a sua utilidade e a sua vantagem.

Quanto ao consumo, em condução idêntica o carro automático gasta ligeiramente mais, embora, quanto maior a potência do motor menos se note essa diferença.

Fiquem bem. cheers
Karl Owsky
Karl Owsky
Karl Owsky
Membro Júnior
Membro Júnior

Número de Mensagens : 170
Idade : 70
Localização : Cascais
Garagem : Audi A4 Avant, 1.9 Tdi (8E-B6), 130 Cv, Multitronic, 6 Vel., Fev2004 - Toyota Land Cruiser HDJ100, 4200 cc, 204 Cv, JUL1998
Data de inscrição : 25/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Convidad Qui Abr 10 2008, 05:30

eu nao desgosto da caixa multitronic , e se a minha carrinha tivesse , nao me importava nada

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por xsport Qui Abr 10 2008, 05:52

Eu desde que experimentei uma caixa DSG, STronic o que quiserem chamar fiquei admirador destas caixas automaticas.

Simplesmente excelentes Very Happy Very Happy

xsport
Membro Júnior
Membro Júnior

Número de Mensagens : 103
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por PROFº DRº ERICS3 Qui Abr 10 2008, 06:38

Acho que a melhor caixa automática no mercado é a DSG mas eu pessoalmente sou fan da caixa manual porque existe,sem dúvida,uma maior interacção entre o indivíduo e o carro. Wink
PROFº DRº ERICS3
PROFº DRº ERICS3
Membro de Respeito
Membro de Respeito

Número de Mensagens : 1314
Idade : 45
Localização : Lisboa
Garagem : AUDI S3 2.0 TFSI.
Data de inscrição : 20/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por ReDaLeRt Sex Abr 18 2008, 20:21

Delfim Viçoso escreveu:Vejamos; uma caixa de velocidades automática, (designada a seguir como CVA) instalada numa viatura com, digamos 1200, 1400 cc é um absurdo. Porquê ? A maioria das CVA servem para complementarem a potência de viaturas com alta cilindrada, onde é absolutamente essencial a ajuda electrónica para facturar essa grande potência em doses correctas, sem permaturamente desgastar o motor e outros componentes da viatura.

Não concordo pelo simples facto de que então, em veículos pesados (com binários na ordem dos milhares de Nm), não haveria maneira de manobra-los com caixas de engrenagem manual (ainda que pneumáticas). Hoje em dia as caixas de comando sequencial estão em voga pela razão de terem um "shifting" muito mais curto do que numa caixa manual. Já chegámos ao ponto de ter sistemas com dupla embraiagem para encurtar ainda mais o tempo de passagem entre mudanças. Smile

Ainda digo que não é de todo "absurdo" CVA em veículos de baixa cilindrada. Veja-se o caso de veículos híbridos com caixa CVT (ou não), cada vez mais na moda. Razz Também não dispenso a minha AF13-II. Cool


Delfim Viçoso escreveu:(...)É um mito aquela da CVA aumentar o consumo de combustível.

Não é mito. Basta compreender o princípio de funcionamento do conversor de binário que vem (sempre) associado a uma caixa automática. Há sempre escorregamento entre a turbina do motor e a das "rodas", pois só há ligação hidráulica entre estes 2 elementos e, infelizmente, não é ideal. Só em alguns casos é possível "trancar" o conversor de binário (ligar mecânicamente o motor às rodas por meio dum veio que une as 2 turbinas do conversor) e aumentar a eficiência do sistema para perto e 98%. Wink

Isto sem contar com o menor número de relações que, até não há muito tempo, traziam (normalmente só 4). Hoje em dia isso já não é problema. cheers


[[]]
ReDaLeRt
ReDaLeRt
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Sáb Abr 19 2008, 10:09

Respeito a tua opinião, mas uso aquí factos concretos;
Já conduziste um Opel Corsa 1200 ou um Micra com CVA? Foi espectacular, suponho?
Quanto ao consumo excessivo com CVA ,é um mito.
Tenho um furgão Mercedes Vito 115, sempre carregado com aprox. 1400kg que no último tanque deu 790 kms.(60 LITROS) Tem CVA.
Tenho um Mercedes 230 clk gasolina CVA , viajei de Cascais, direcção a Alicante, Espanha. Enchi o tanque em Cascais e só voltei a enche-lo outra vez em Granada + - 800 kms. (velocidade 140 com speedocruise, maior parte do percurso, 2 pessoas no carro e com bagagem + - 150 kg)Na volta, mais leve, enchi em Faro.
Tenho um Mercedes 300 E Gasolina 3 L 6 cilindros em linha CVA, que envergonha muitos carritos de 2000 cc. no que diz respeito ao consumo. Vou e venho ao Algarve, Portimão, com o mesmo tanque. Por isso, doravante, digas o que quiseres aquí, por experiencia própria, o mito do consumo excessivo de combustível com CVA , não passa disso.
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por ReDaLeRt Sáb Abr 19 2008, 11:14

Delfim Viçoso escreveu:Respeito a tua opinião, mas uso aquí factos concretos;
Já conduziste um Opel Corsa 1200 ou um Micra com CVA? Foi espectacular, suponho?

Tenho um Astra-G 1.4 16V com caixa automática desde 1998. É dos carros que me dá mais prazer conduzir, a seguir a um Classe E. Twisted Evil

Delfim Viçoso escreveu:(...)o mito do consumo excessivo de combustível com CVA , não passa disso.

Se confundes "mitos" com ciência, o problema não é meu. Já expliquei o porquê do consumo ser maior (até +10%). Wink


[[]]
ReDaLeRt
ReDaLeRt
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Dom Abr 20 2008, 15:32

ReDaLeRt escreveu:
Delfim Viçoso escreveu:Respeito a tua opinião, mas uso aquí factos concretos;
Já conduziste um Opel Corsa 1200 ou um Micra com CVA? Foi espectacular, suponho?

Tenho um Astra-G 1.4 16V com caixa automática desde 1998. É dos carros que me dá mais prazer conduzir, a seguir a um Classe E. Twisted Evil

Delfim Viçoso escreveu:(...)o mito do consumo excessivo de combustível com CVA , não passa disso.

Se confundes "mitos" com ciência, o problema não é meu. Já expliquei o porquê do consumo ser maior (até +10%). Wink


[[]]
Como posso estar confundido com factos?
Dei-te três exemplos concrectos de viaturas com CVA , isso não é ciência?
Já tenho carros com CVA desde 1977. Um deles circa 1980 foi um Nissan Skyline 3 litros com CVA. Naquela altura era um dos carros mais económicos no meio dos 3 litros.
Mas está bem. Isto é um forum e todos têm opinião e eu respeito isso.
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por PedroFernandes Sex maio 02 2008, 23:30

Tenho ideia q carros com caixa automática tem mais possibilidades de ter o motor em bom estado, por não haver mudanças esticadas até ao redline e fortes acelerações e travagens. Com a CVA é tudo mais linear. Terei razão ou estou a explicar-me mal e a confundir conceitos??
PedroFernandes
PedroFernandes
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 43
Idade : 41
Localização : Carnaxide
Data de inscrição : 15/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por HC Dom maio 04 2008, 07:43

PedroFernandes escreveu:Tenho ideia q carros com caixa automática tem mais possibilidades de ter o motor em bom estado, por não haver mudanças esticadas até ao redline e fortes acelerações e travagens. Com a CVA é tudo mais linear. Terei razão ou estou a explicar-me mal e a confundir conceitos??

Acredita que se fizeres um KickDown (pisar a fundo rápidamente), a CVA faz-te a troca das mudanças perto do red, ou então se tiveres a caixa no modo SPORT Wink
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 40
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Basilio Dom maio 04 2008, 08:45

Para quem sabe mexer numa caixa automatica é diferente, pois por norma nos carros de caixa automatica e tendo sequecial nao a usam e posso dizer que é bastante porreiro, tanto em consumos como na condução em si !!!
Basilio
Basilio
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 535
Idade : 43
Localização : Amadora
Garagem : AUDI A3 1.9 TDI SPORT
Data de inscrição : 17/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Delfim Viçoso Seg maio 05 2008, 07:11

HC escreveu:
PedroFernandes escreveu:Tenho ideia q carros com caixa automática tem mais possibilidades de ter o motor em bom estado, por não haver mudanças esticadas até ao redline e fortes acelerações e travagens. Com a CVA é tudo mais linear. Terei razão ou estou a explicar-me mal e a confundir conceitos??

Acredita que se fizeres um KickDown (pisar a fundo rápidamente), a CVA faz-te a troca das mudanças perto do red, ou então se tiveres a caixa no modo SPORT Wink
verdadeiro. No entanto o chamado Kick down será usado com menos frequência nas viaturas com cilindradas acima dos 2500 cc.Não é necessário essa acção com viaturas de maior potência mas por capricho o chame-se o que se quizer, pode-se fazê-lo e com resultados surpreendentes.Sim as rotações geralmente vão ao máximo possível se não estiverem limitadas e a resposta é geralmente brutal. O preço das reparações por vezes também é astronómico, tanto para as CVA como para o motor.
O kick down será mais frequente em viaturas com baixa cilindrada e potência.
Aí sim é mesmo ridiculo e o consumo sai da escala.
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Caixas de velocidades automáticas. Empty Re: Caixas de velocidades automáticas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos