Combustiveis
+2
Delfim Viçoso
Marks
6 participantes
Página 1 de 1
Combustiveis
Certo dia quando fui abastecer apanhei uma conversa a meio entre um Sr. que julgo seria o gerente da bomba e um cliente.. Entre meio dúzia de frases imperceptíveis. Apanhei uma que me chamou a atenção e sobre a qual gostava que se pronunciassem.
" Sendo assim... Só compensa usar Ultimate se for para viagens longas, porque em cidade mais vale usar do normal..."
" Sendo assim... Só compensa usar Ultimate se for para viagens longas, porque em cidade mais vale usar do normal..."
Re: Combustiveis
A informação que vou providenciar é meramente de um comprador de combustíveis.
Esta é a minha opinião e não deve ser seguida como vinda de um profissional.
No entanto, nem mesmo os cegos deixarão de perceber o meu ponto de vista.
Logo a seguir aos brutais aumentos dos combustíveis, comecei, como todos, á procura do mais barato para as minhas viaturas.
Antes disso eu era um fã do shell plus, galp especial denãoseioquê etc.
Nenhum dos meus carros manifestou mais ou menos performance com os combustíveis (mais caros) que(alegadamente) fazem magia.O Cobra não andava mais depressa do que hoje, os Mercedes também não e o A5 nem por isso. Hoje NINGUÉM me consegue convencer que esses combustíveis, supostamente com aditivos e claro está , mais caros, fazem milagres. É TUDO MENTIRA. (venha quem vier), terá que provar que eles (combustíveis) são melhores para os meus carros.
Os senhores dos combustíveis , puxam a braza á sua sardinha, alegando que o aditivo tal faz não sei o quê e tal não sei quanto mais.Nunca ouvi nenhum deles reclamar que o do outro faz menos, mas sim que o deles faz mais! Mas mais de quê.? Grande confusão!!!
O Continente e outras grandes superfícies comerciais, vendem combustíveis aos milhões de litros todos os dias e a Galp diz que esse combustível não é .... muito bom. MAS eles é que o vendem!!!!!
Que se levante o primeiro user que ainda não foi a uma bomba de combustível dessas superfícies comerciais!!! e que diga que esse combustível causou problemas no seu carro. Se assim foi, declaro categóricamente que foi mera coincidência.
Vou até mais longe.... Porque é que na pala junto ao tampão de enchimento do meu A5 diz"não usar biodiesel" ? treta. Não convém porque o governo não vai poder comer tanto de isp. O carro anda quase que até com banha de porco preto, tal como um Mercedes que até foi divulgado na TV. Esse carro está apreendido por ser adepto da inovação!!!!
Concluindo; se alguém acredita que os combustíveis com aditivos, logo mais caros, fazem bem ao meio ambiente e ao carro, ponham lá a coisa!!!!Na minha opinião, só fazem mal ao bolso.
Por outro lado, e com o comprovativo da minha experiência nas várias viaturas tanto a gasolina como gasóleo, não nasceu ainda o perito que me vai mudar de ideias acerca de aditivos da treta nos combustíveis. O tanque fica mais caro , sim, mas provem-me, na práctica e não em teorias da treta, que estou completamente , redondamente, estupidamente enganado
Esta é a minha opinião e não deve ser seguida como vinda de um profissional.
No entanto, nem mesmo os cegos deixarão de perceber o meu ponto de vista.
Logo a seguir aos brutais aumentos dos combustíveis, comecei, como todos, á procura do mais barato para as minhas viaturas.
Antes disso eu era um fã do shell plus, galp especial denãoseioquê etc.
Nenhum dos meus carros manifestou mais ou menos performance com os combustíveis (mais caros) que(alegadamente) fazem magia.O Cobra não andava mais depressa do que hoje, os Mercedes também não e o A5 nem por isso. Hoje NINGUÉM me consegue convencer que esses combustíveis, supostamente com aditivos e claro está , mais caros, fazem milagres. É TUDO MENTIRA. (venha quem vier), terá que provar que eles (combustíveis) são melhores para os meus carros.
Os senhores dos combustíveis , puxam a braza á sua sardinha, alegando que o aditivo tal faz não sei o quê e tal não sei quanto mais.Nunca ouvi nenhum deles reclamar que o do outro faz menos, mas sim que o deles faz mais! Mas mais de quê.? Grande confusão!!!
O Continente e outras grandes superfícies comerciais, vendem combustíveis aos milhões de litros todos os dias e a Galp diz que esse combustível não é .... muito bom. MAS eles é que o vendem!!!!!
Que se levante o primeiro user que ainda não foi a uma bomba de combustível dessas superfícies comerciais!!! e que diga que esse combustível causou problemas no seu carro. Se assim foi, declaro categóricamente que foi mera coincidência.
Vou até mais longe.... Porque é que na pala junto ao tampão de enchimento do meu A5 diz"não usar biodiesel" ? treta. Não convém porque o governo não vai poder comer tanto de isp. O carro anda quase que até com banha de porco preto, tal como um Mercedes que até foi divulgado na TV. Esse carro está apreendido por ser adepto da inovação!!!!
Concluindo; se alguém acredita que os combustíveis com aditivos, logo mais caros, fazem bem ao meio ambiente e ao carro, ponham lá a coisa!!!!Na minha opinião, só fazem mal ao bolso.
Por outro lado, e com o comprovativo da minha experiência nas várias viaturas tanto a gasolina como gasóleo, não nasceu ainda o perito que me vai mudar de ideias acerca de aditivos da treta nos combustíveis. O tanque fica mais caro , sim, mas provem-me, na práctica e não em teorias da treta, que estou completamente , redondamente, estupidamente enganado
Delfim Viçoso- Membro Sénior
- Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Combustiveis
O Delfim tem razão, os combustíveis XPTO não fazem andar nem poupar mais que os "normais".
Passo a explicar sucintamente como é a coisa.
A minha mulher trabalha numa petrolífera de origem espanhola (não é a Repsol ) e explicou-me esta história já faz tempo.
Os combustíveis especiais não são como as petrolíferas querem fazer entender. A única vantagem que trazem será a longo prazo já que têm diluidos aditivos que é suposto fazerem uma "limpeza" e "tratamento" aos componentes do motor em contacto com o combustível. Mas isto, sublinho, é a longo prazo e mesmo assim parece-me que é algo teórico.
No que respeita a aditivos, e falando de uma forma muito terra-a-terra, há dois níveis: os usados nos combustíveis normais e os nos especiais. Digamos que nos normais são os aditivos básicos que podem garantir um melhor funcionamento da máquina (como por exemplo os aditivos anti-espuma); os especiais são... os tais especiais.
Os combustíveis dos "hipéres" são na sua base iguais a todos os outros (fornecidos quase a 100% pela Petrogal/Galp) mas são mais baratos porque ou não incluem quaisquer aditivos ou muito poucos aditivos. De notar que os combustíveis são fornecidos em "bruto" às gasolineiras que porteriormente adicionam as suas "mixórdias".
Depois há ainda os revendedores com imagem própria (ou sem imagem ), sem marca que aí sim, é de evitar. Não passa pela cabeça de ninguém as porcarias que muitos desses revendedores misturam nos gasóleos e gasolinas!
Sobre o "óleo-da-batata-frita" sei de várias pessoas que misturam no gasóleo em vários tipos de motores diesel e até hoje não tiveram qualquer problema. O problema aqui é mesmo a questão do famigerado ISP que faz com que seja ilegal o uso desses óleos. Digo que isto é uma verdadeira aberração, hipocrisia e oportunismo por parte do nosso maravilhoso governo!
Passo a explicar sucintamente como é a coisa.
A minha mulher trabalha numa petrolífera de origem espanhola (não é a Repsol ) e explicou-me esta história já faz tempo.
Os combustíveis especiais não são como as petrolíferas querem fazer entender. A única vantagem que trazem será a longo prazo já que têm diluidos aditivos que é suposto fazerem uma "limpeza" e "tratamento" aos componentes do motor em contacto com o combustível. Mas isto, sublinho, é a longo prazo e mesmo assim parece-me que é algo teórico.
No que respeita a aditivos, e falando de uma forma muito terra-a-terra, há dois níveis: os usados nos combustíveis normais e os nos especiais. Digamos que nos normais são os aditivos básicos que podem garantir um melhor funcionamento da máquina (como por exemplo os aditivos anti-espuma); os especiais são... os tais especiais.
Os combustíveis dos "hipéres" são na sua base iguais a todos os outros (fornecidos quase a 100% pela Petrogal/Galp) mas são mais baratos porque ou não incluem quaisquer aditivos ou muito poucos aditivos. De notar que os combustíveis são fornecidos em "bruto" às gasolineiras que porteriormente adicionam as suas "mixórdias".
Depois há ainda os revendedores com imagem própria (ou sem imagem ), sem marca que aí sim, é de evitar. Não passa pela cabeça de ninguém as porcarias que muitos desses revendedores misturam nos gasóleos e gasolinas!
Sobre o "óleo-da-batata-frita" sei de várias pessoas que misturam no gasóleo em vários tipos de motores diesel e até hoje não tiveram qualquer problema. O problema aqui é mesmo a questão do famigerado ISP que faz com que seja ilegal o uso desses óleos. Digo que isto é uma verdadeira aberração, hipocrisia e oportunismo por parte do nosso maravilhoso governo!
Coelho- Administrador do Fórum
- Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008
Re: Combustiveis
Coelho escreveu:Digo que isto é uma verdadeira aberração, hipocrisia e oportunismo por parte do nosso maravilhoso governo!
Aqui está tudo dito, é mera publicidade que compensa ao governo (ISP no bolso do governo) e às gasolineiras (mais lucro)...Então se as gasolineiras têm mais lucros logo também pagam mais impostos ao estado (ISP, IVA´s, IRC, etc...), sendo assim um acto de conivência entre ambos, porque ambos lucram com isso ...E quem se lixa meus amigos, quem se lixa....O POVO, como sempre
Re: Combustiveis
Ah poizé! São as comadres... A ninguém passa pela cabeça o que se passa nos meandros deste negócio!HC escreveu:
Aqui está tudo dito, é mera publicidade que compensa ao governo (ISP no bolso do governo) e às gasolineiras (mais lucro)...Então se as gasolineiras têm mais lucros logo também pagam mais impostos ao estado (ISP, IVA´s, IRC, etc...), sendo assim um acto de conivência entre ambos, porque ambos lucram com isso ...E quem se lixa meus amigos, quem se lixa....O POVO, como sempre
Mas já agora, nem tudo são rosas para as gasolineiras. Há pelo menos dois anos consecutivos que a Cepsa apresenta prejuízo na área da distribuição de combustível - entenda-se postos de combustível.
Coelho- Administrador do Fórum
- Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008
Re: Combustiveis
Pois, realmente a única vantagem da Galp G-Force e BP Ultimate é a limpeza que fazem nos nossos depósitos ao longo do tempo, mas mesmo ao fim de algum tempo de utilização, pois até que limpem os detritos causados pelo gasóleo "normal", é necessário meter este combustível especial algumas "vezes"...Eu como só meto de 4 em 4 depósitos em média, não sei se limpa alguma coisa...mas pronto...A questão de andar mais é só mesmo psicológica..."Epah, tá com um kick do catano, parece que tem mais 5 Cv..."
M.A3.D- Moderador Geral do Fórum
- Número de Mensagens : 1880
Idade : 43
Localização : Oeiras
Garagem : Audi A3 8P 2.0 TDI 140 Cv Sport, 2005
Data de inscrição : 06/03/2008
Re: Combustiveis
M.A3.D escreveu:Pois, realmente a única vantagem da Galp G-Force e BP Ultimate é a limpeza que fazem nos nossos depósitos ao longo do tempo, mas mesmo ao fim de algum tempo de utilização, pois até que limpem os detritos causados pelo gasóleo "normal", é necessário meter este combustível especial algumas "vezes"...Eu como só meto de 4 em 4 depósitos em média, não sei se limpa alguma coisa...mas pronto...A questão de andar mais é só mesmo psicológica..."Epah, tá com um kick do catano, parece que tem mais 5 Cv..."
Conhecí há uns tempos uma certa moça que foi encornada pelo devido esposo.
Ela como é óbvio não gostou. Fez tudo para que o casamento voltasse ao "normal"
Perguntam vocemecês o que é que este gajo bebeu? Por enquanto nada
Adiante; A dita moça, desesperada com a situação insólita, decidiu consultar uma "vidente", leia-se bruxa.
Pagou e continua a pagar €50 por cada sessão. O que lhe foi dito é que o marido voltaria, nas calmas, pra casa, eventualmente, num dia de muito sol.
A primeira "consulta" aconteceu no princípio de Junho. Passou Julho e já vamos em Agosto. Não há dúvida que haverá sol , muito até pelo menos fins de Outubro O gajo ainda não apareceu lá em casa
Até lá ela vai esperar pelos resultados e vai pagando.
Agora já perceberam a analogia desta estória em relação aos aditivos milagrosos que supostamente estão nos combustiveis.
Meus amigos, vão pondo, vão pagando e vão estúpidamente esperando que os vossos carritos andem melhor, mais rápidamente etc.
Os peritos podem falar sobre as maravílhas dos aditivos. Em laboratório atingem resultados mágicos.
Caraças !!! apareça cá um sacana desses, que encha o tanque do A5 todas as semanas, á borla, com muitos e todos os aditivos, que eu não me importo.
Se der resultado, tenho o melhor motor Audi em termos de performance e longividade. Se der pró torto, além de terem que pagar a despesa da reparação, ainda levam uns quantos balázios
Delfim Viçoso- Membro Sénior
- Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Combustiveis
Que os aditivos não dão mais potência, eu não duvido...Mas que limpam os depósitos a longo prazo, somente com a sua utilização, a conversa é outra, mas tinha que haver exclusividade da utilização desse tipo de gasóleo, o que é muito caro. Os resultados obtidos em laboratório têm de ser levados mais em consideração, não acredito que se gastem milhões em investigação todos os anos à toa...
M.A3.D- Moderador Geral do Fórum
- Número de Mensagens : 1880
Idade : 43
Localização : Oeiras
Garagem : Audi A3 8P 2.0 TDI 140 Cv Sport, 2005
Data de inscrição : 06/03/2008
Re: Combustiveis
Todos os meus comentários foram baseados na experiência própria de já muiiiitos anos.
Ainda ninguém me conseguiu provar o contrário. Já agora, faz o que eu sempre fiz: MANUTENÇÃO. Isso é muito importante. Muitos pensam que mudar óleo e o filtro do mesmo é suficiente.
Mudem o filtro do combustível com mais frequência. Qualquer perito confirma que a substituição do filtro do combustível é essencial para prolongar a vida do motor, conjuntamente com outras atitudes que se possam tomar para melhorar a perfomance e longividade do motor.
Sabem que além de gasóleo os tanques das gasolineiras contêm água pluvial e ... ratos ? além de outros bichos rastejantes... e FERRUGEM !!!!
Ainda ninguém me conseguiu provar o contrário. Já agora, faz o que eu sempre fiz: MANUTENÇÃO. Isso é muito importante. Muitos pensam que mudar óleo e o filtro do mesmo é suficiente.
Mudem o filtro do combustível com mais frequência. Qualquer perito confirma que a substituição do filtro do combustível é essencial para prolongar a vida do motor, conjuntamente com outras atitudes que se possam tomar para melhorar a perfomance e longividade do motor.
Sabem que além de gasóleo os tanques das gasolineiras contêm água pluvial e ... ratos ? além de outros bichos rastejantes... e FERRUGEM !!!!
Delfim Viçoso- Membro Sénior
- Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008
Re: Combustiveis
Eu de +ou- de 10.000 em 10.000Km coloco uma embalagem de STP Limpeza completa do Sistema a Diesel ...Pode não fazer nada, mas quem sabe...
Re: Combustiveis
Sim, mas se ainda fosse só isso que lá aparece!!Delfim Viçoso escreveu:Sabem que além de gasóleo os tanques das gasolineiras contêm água pluvial e ... ratos ? além de outros bichos rastejantes... e FERRUGEM !!!!
Coelho- Administrador do Fórum
- Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008
Re: Combustiveis
Coelho escreveu:Sim, mas se ainda fosse só isso que lá aparece!!Delfim Viçoso escreveu:Sabem que além de gasóleo os tanques das gasolineiras contêm água pluvial e ... ratos ? além de outros bichos rastejantes... e FERRUGEM !!!!
Bem o que mais
Re: Combustiveis
Delfim Viçoso escreveu:Todos os meus comentários foram baseados na experiência própria de já muiiiitos anos.
Ainda ninguém me conseguiu provar o contrário. Já agora, faz o que eu sempre fiz: MANUTENÇÃO. Isso é muito importante. Muitos pensam que mudar óleo e o filtro do mesmo é suficiente.
Concordo em absoluto!
M.A3.D- Moderador Geral do Fórum
- Número de Mensagens : 1880
Idade : 43
Localização : Oeiras
Garagem : Audi A3 8P 2.0 TDI 140 Cv Sport, 2005
Data de inscrição : 06/03/2008
Re: Combustiveis
Eh pá, estou a exagerar!HC escreveu:Coelho escreveu:
Sim, mas se ainda fosse só isso que lá aparece!!
Bem o que mais
Para além do que já foi dito, os depósitos acumulam resíduos dos próprios combustíveis, nomeadamente do gasóleo. Deixa uma espécie de lodo depositado no fundo.
Coelho- Administrador do Fórum
- Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008
Re: Combustiveis
Concordo em parte do que o Delfin disse... os aditivos nâo fazem andar mais...
...eles apenas limpam.
Para andar mais (em velocidade, kilometros e ter mais cavalagem) precisa a gasolina de ter mais octanas e o gasoleo de mais ceptanas.
Dou exemplos a shell, no V-power diesel fazem mais kilometros que o diesel normal, pois tem mais ceptanas visto que é uma mistura percentual de gasoleo com biodiesel (e o biodiesel tem mais ceptanas). a v-power 100 octanas dá para fazer sim senhor mais kilometros as estatisticas do consumo do meu carro sempre o confirmaram (podem verificar isso na pagina de consumos do meu carro).
Mas uma coisa é certa o preço elevado destes dois combustiveis mencionados não compensa para o numero de kilometros/preço por litro.
É favoravel meter um aditivo de limpeza em cada 2000 Km e fica mais barato.
Por outro lado mencionei estes combustiveis, mas julgo não existirem aí em Portugal...mas penso ter servido de exemplo.
...eles apenas limpam.
Para andar mais (em velocidade, kilometros e ter mais cavalagem) precisa a gasolina de ter mais octanas e o gasoleo de mais ceptanas.
Dou exemplos a shell, no V-power diesel fazem mais kilometros que o diesel normal, pois tem mais ceptanas visto que é uma mistura percentual de gasoleo com biodiesel (e o biodiesel tem mais ceptanas). a v-power 100 octanas dá para fazer sim senhor mais kilometros as estatisticas do consumo do meu carro sempre o confirmaram (podem verificar isso na pagina de consumos do meu carro).
Mas uma coisa é certa o preço elevado destes dois combustiveis mencionados não compensa para o numero de kilometros/preço por litro.
É favoravel meter um aditivo de limpeza em cada 2000 Km e fica mais barato.
Por outro lado mencionei estes combustiveis, mas julgo não existirem aí em Portugal...mas penso ter servido de exemplo.
brunoalmeid- Membro Caloiro
- Número de Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Suiça
Garagem : Audi S3 2.0TFSI ABT 327cv 2007, VW Golf 3 GTI Edition 145cv 1995
Data de inscrição : 20/07/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|