ASF // Audisportfans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Swirls - O que são?

3 participantes

Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Swirls - O que são?

Mensagem por Racer Qua Ago 06 2008, 07:50

Para compreender o que são os swirls, torna-se necessário perceber em primeiro lugar o que é uma pintura típica de um automóvel moderno. A chapa dos automóveis actuais sofre um tratamento anti-corrosão composto por diversas fases. Em seguida recebe uma ou mais camadas de primário seguidas de uma fina camada colorante, a tinta. Uma vez que a camada de tinta é bastante fina e frágil, é então depositada uma camada de verniz, bastante espessa quando comparada com as camadas de primário e de tinta, mas que ainda assim tem espessuras da ordem das dezena de mícron (1 mícron = 1/1000 mm), para a proteger.

Depois desta breve introdução, passemos então aos swirls. Os swirls são na realidade riscos na camada mais superficial do verniz.

Swirls - O que são? Swirldiagramci2

Estes riscos são causados pelas lavagens automáticas (rolos), lavagens incorrectas (sem antes passar o carro por água), lavagem com esponjas e/ou panos sujos. Até mesmo o facto de uma pessoa se encostar ao carro é suficiente para gerar swirls.

Porque são visíveis os swirls?
Sempre que existem arestas vivas a luz que já havia sido defractada, é "aglomerada", voltando a unir todos as "cores" que compõem a luz branca, a semelhança do que acontece num prisma. É por este facto que independentemente da côr do carro, os swirls são sempre de côr branca.

Swirls - O que são? Prism1au7

Swirls - O que são? Prism2wx4

É a mecânica Newtoniana que explica o porquê dos swirls serem circulares. Se iluminarmos um determinado ponto, a luz será difundida de igual forma para todos os lados. Esses raios de luz irão atingir a superfície do verniz onde se encontram os swirls á mesma distância do ponto onde incidiu a luz inicialmente. Ora a figura geométrica que tem todos os pontos a mesma distância do centro é uma circunferência. Vemos vários swirls e não apenas um, porque a luz que incide tem vários ângulos e vários pontos de incidência.

Swirls - O que são? Swirlii8

Assim sendo, podemos atacar os swirls sob duas perspectivas. A primeira é alisar a superfície através da deposição de partículas (típicamente silicones - doravante apelidados de "fillers") nas fendas que constituem os swirls, ou podemos remover as arestas vivas por desbaste de verniz. Numa primeira aproximação, o preenchimento seria uma opção mais conservadora, mas apresenta uma grave lacuna. O seu efeito é apenas temporário. Com as lavagens, as chuvas, as agressões causadas por poluição e outros agentes externos, acabam por desaparecer os "fillers" e os swirls voltam a ser visíveis.
Por seu lado, o desbaste de verniz é mais agressivo, mas é duradouro. Enquanto não voltarem a riscar o verniz, não existem swirls.

Swirls - O que são? Cobwebyh8

Swirls - O que são? Dsc08779ok8

Como fácilmente se vê, os swirls podem ser mais ou menos profundos. É notória a profundidade dos swirls na pintura vermelha, ao passo que no caso do BMW os swirls são bem menos profundos.

Akele abraço

Racer
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Localização : Alfragide
Garagem : Vw Bora TDI
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Re: Swirls - O que são?

Mensagem por HC Qua Ago 06 2008, 08:22

Antes do Racer aparecer e explicar o detalhe os únicos Swirls que conhecia era os da "olá", o Swirl de caramelo, o swirl de frutas... Very Happy Very Happy Very Happy Razz
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 40
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Re: Swirls - O que são?

Mensagem por Racer Qua Ago 06 2008, 10:20

HC escreveu:Antes do Racer aparecer e explicar o detalhe os únicos Swirls que conhecia era os da "olá", o Swirl de caramelo, o swirl de frutas... Very Happy Very Happy Very Happy Razz

Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Racer
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Localização : Alfragide
Garagem : Vw Bora TDI
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Re: Swirls - O que são?

Mensagem por Delfim Viçoso Qua Ago 06 2008, 11:20

Eu tenho uma certa alergia aos swirls, há muiiiiitos anos.
Faz-me muita confusão que alguém se encoste / espalhe-se no meu carrito.
Quando vejo um Ferrari, por exemplo, tenho o maioir cuidado. Não me encosto e não ponho o meu avantajado nariz nos vidros.
é claro que swils também são causados pelas escovas na lavagem etc , mas por favor façam como eu; quando virem um carro que realmente admiram, vejam com os olhos e mantenham a tal distância... olhem os swirls Twisted Evil Laughing
Delfim Viçoso
Delfim Viçoso
Membro Sénior
Membro Sénior

Número de Mensagens : 708
Idade : 67
Localização : CASCAIS
Garagem : Audi A5 Quattro 3L , Shelby Cobra 350.
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Re: Swirls - O que são?

Mensagem por Racer Qua Ago 06 2008, 15:58

Delfim Viçoso escreveu:Eu tenho uma certa alergia aos swirls, há muiiiiitos anos.
Faz-me muita confusão que alguém se encoste / espalhe-se no meu carrito.
Quando vejo um Ferrari, por exemplo, tenho o maioir cuidado. Não me encosto e não ponho o meu avantajado nariz nos vidros.
é claro que swils também são causados pelas escovas na lavagem etc , mas por favor façam como eu; quando virem um carro que realmente admiram, vejam com os olhos e mantenham a tal distância... olhem os swirls Twisted Evil Laughing

Por acaso é algo que faz confusão a malta ao ver os interiores deixar os vidros cheios dedadas... Mad

Racer
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Localização : Alfragide
Garagem : Vw Bora TDI
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Swirls - O que são? Empty Re: Swirls - O que são?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos