ASF // Audisportfans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnica de lavagem correcta

3 participantes

Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Técnica de lavagem correcta

Mensagem por Racer Qua Ago 06 2008, 07:48

Neste tópico esperamos conseguir explicar práticas correntes para lavar correctamente os carros , sem infligir swirls á pintura .

Errado usar uma esponja?

Milhões de pessoas em todo o mundo lavam o carro com uma esponja , se lerem os diversos tópicos existentes no CP não vão ver nenhum membro a lavar com uma esponja...porque será?? Tudo vem dar á superficie plana da esponja :

Técnica de lavagem correcta Sponge5nb

Imaginem a pintura automóvel com a sujidade normal , particulas de terra agarradas na superficie da pintura , que voces querem lavar para mostrar o brilho do carro.
Algumas dessas particulas são afiadas :

Técnica de lavagem correcta Gritonpaint7sf

Agora , se colocarem a esponja em cima dessas particulas como fariam se fossem lavar o carro com uma esponja , as particulas de sujidade ficavam entre a mesma e a pintura - Não teriam lugar nenhum para sair a não ser para dentro da esponja.

Técnica de lavagem correcta Spongetrapgrit2zs

Quando limpamos a esponja pela pintura estamos a esfregar as particulas , enquanto elas se movem em cima do verniz , deixam um leve risco no acabamento:

Técnica de lavagem correcta Spongemakeswirls1jy

Estes pequenos riscos são muito visiveis com uma luz mais forte , e é isto que mostra os terriveis swirls que roubam o brilho e cor da pintura , destruindo o aspecto do carro.
Uma imagem de swirls severos resultantes da lavagem com esponja:

Técnica de lavagem correcta Ba3aeswirls1rq

Luvas de lavagem

Luvas de pelo de ovelha/carneiro foram desenvolvidads para contornar o problema das esponjas que agarram as particulas de sujidade através da superficie plana.
Se passarem os vossos dedos através de uma destas luvas de pelo de ovelha
conseguem ver que é densa e profunda , e não plana.

Técnica de lavagem correcta Mitt5bf

Voltando ás particulas na pintura , quando a luva pelo de ovelha é colocada sobre elas , a sujidade ( particulas ) é absorvida para dentro da luva - estando por isso fora do acesso da pintura e assim não riscam :

Técnica de lavagem correcta Washmittabsorbgrit9nk

Então , deslocando a luva através da pintura não espalha as particulas sobre a mesma , e não acontecem os normais swirls.

Nota: Apesar das luvas serem muito superiores ás esponjas , é impossivel não causar alguns swirls de vez em quando . O resto do tópico vai ajudar a que os swirls sejam os minimos possiveis

Que luva escolher?

Existem diversos tipos de luvas de lavagem no mercado , desde pelo de ovelha/carneiro até ás de microfibra e algodão.
Na minha opinião as melhores são as de luva de pelo de ovelha e carneiro, quando escolherem uma luva , tenham cuidado para ver se é profunda e suave para á pintura , 2 luvas excelentes são :

Meguiars Lambswool Wash Mitt
Eurow Sheepskin Wash Mitt

E existem outras também...

Tantos Shampoos! Qual escolher?

A escolha do shampoo para o vosso carro vai depender apenas do vosso gosto pessoal . Mas existem imensos tipos no mercado e é dificil de saber qual escolher , alguns pontos a ter em consideração para a escolha são :

1. Lubrificação na solução do shampoo - queremos um shampoo que torne a lavagem agradável e lubrificada , para as particulas de sujidade serem "absorvidas" pelo lubrificante e as que o não são , ficam absorvidas pela luva de lavagem que será passada por água limpa.
A espuma é agradável na lavagem mas o que interessa mesmo é o poder de lubrificação :thumb:

2. Um shampoo não deve conter detergentes agressivos , se estiverem a lavar um carro já detahado esses agentes vão limpar toda a cera , polish, selantes deixando a pintura completamente desprotegida e seca.
Os detergentes da loiça não são recomendados para lavar os carros , vejam o que acontece á pele depois de uso prolongado com os mesmos, fica seca , dura e envelhecida e vai fazer o mesmo á pintura , borrachas , plásticos, etc.

Com isto em mente existe um numero enorme de shampoos para carro , que encaixam nesta linha de pensamento acima descrita - os que usei e aconselho são os seguintes :

Einszett Exclusiv GlanzShampoor (meu favorito para o dia a dia)
Meguiars Gold Class Bodywork Shampoo & Conditioner
Sonax Shampoo
Poorboys Super Slick & Suds
Pinnacle Bodywork Shampoo & Conditioner
Einszett Raindance ( Para mim um dos melhores :god: )
Poorboys Super Slick & Suds
Chemical Guys Maxi-Suds II

Em que consiste "Método dos 2 baldes"?

Mais uma vez , milhoes de pessoas usam apenas um balde para lavar com shampoo , se lerem os tópicos no CP vão ver que os membros lavam os carros com "Método dos 2 baldes" - Mas que é isso???

Como o nome sugere , o método consiste em ter 2 baldes ( ou um balde com 2 secções separadas ) onde num deles tem o shampoo e o outro água limpa.
Primeiro encharcamos a luva no shampoo e começamos a lavar o carro ( como descrito abaixo ) . Antes de por a luva novamente no balde com o shampo , passamos no balde com água limpa para tirar a sujidade para não voltarem á chapa e corrermos o risco de causar swirls...assim reduzimos em muito o seu aparecimento.

Um grit guard é um investimento excelente e fica no fundo do balde ( tenho 2
um no balde de água limpa e outro no do shampoo ).
Quando enfiamos a luva no balde de água limpa , esfregamos no grit guard para aumentar o numero de particluas removidas da luva.
Além disso ficam presas no fundo e não sobem para ficar na luva novamente, menos possibilidades ainda de estragarem a pintura e aparecerem mais swirls.

Lavagem
Aqui vou descrever o processo geral de lavagem...

Jantes , Cavas , Interior das portas

Comecem assim , quando lavam as jantes usem uma escova própria , shampoo ( ou wheel cleaner ) .
Abram todas as portas e bagageira para limpar o interior das portas ( sem passarem shampoo nos mecanismos internos das fechaduras ) - Estas zonas apanham muita porcaria e quando estão limpas é um prazer Wink .

Pré Lavagem

Esta operação liberta a sujidade e deixa a pintura molhada para ser facilmente lavavel , usando uma mangueira sem muita pressão com um angulo diferente de 90º , senão vamos estar a forçar a sujidade a percorrer a pintura e em última análise a riscar.

Técnica de lavagem correcta Anprewet1lt

Shampoo

Esta é fase mais importante do processo de lavagem , e é nesta altura que se faz a maior quantidade de riscos se não tomarmos cuidado.
Este processo remove toda a porcaria de cima do carro , poeira, lama, sujidades , etc .. adicionem a quantidade correcta de shampoo ( conforme o estado do carro e a diluição referida pelo fabricante ) ao vosso balde e encham com água para produzir espuma e lubrificação necessária para a solução de lavagem:

Técnica de lavagem correcta Ao62andbucket6ob

Agora para o método dos 2 baldes , usem 2 luvas de pelo de ovelha - uma para as zonas altas do carro ( tejadilho , capot , guarda lamas ( zona superior ) ) e a outra para as zonas baixas ( abaixo do da roda ), usem um movimento
leve paralelo quando lavam sem aplicar muita pressão ou vão causar swirls..

Técnica de lavagem correcta Apwashlambswool1ix

Se uma marca é teimosa em sair com movimentos suaves da lavagem , vai requerer de certeza um no tar ou mesmo claybar. Comecem do tejadilho e vão avançando para baixo , assim as quantidades de sujidade grandes que costumam estar nas zonas baixas não vão ser trasnferidas para cima.

Tentem não deixar o shamoo secar na pintura já que pode causar manchas , dai ser essencial não lavar directamente sobre o sol. Se o fizerem tem de ser lavado e molhado um painel de cada vez , continume até o carro estar completo.

Enxaguamento

Uma vez lavado o próximo passo é passar por água o carro todo , para tirar os restos do shampoo . Existem várias técnicas e uma delas em carros já detalhados é deixar um fio de agua corrente passar ao longo da chapa que esta vai ficar seca quase de imediato.

Secagem

Outro factor grande de risco no que diz respeito aos swirls , primeiro
se usarem uma toalha waffleweave é imensamente mais seguro e eficaz que usar uma camurça , 2 exemplos de toalhas de qualidade são :

Cobra Guzzler Satin Edge
Poorboys Waffleweave

As toalhas da Pakshak são também excelentes e penso que a loja as vai ter dentro em breve , devemos usar as toalhas para remover a maioria da água
que fica em cima com movimentos MUITO suaves e sem pressão , tipo toureiro.
Os restos de água com um bom pano microfibras conseguimos tirar o restante , se tiverem pressão de ar melhor ainda.

E pronto tem aqui um tutorial sobre lavagem onde a possibilidade do aparecimento de swirls vai ser minimo.
Agradeço a autorização do DAVE KG , o autor do tutorial para poder adaptar á nossa realidade.

Akele abraço

Racer
Membro Caloiro
Membro Caloiro

Número de Mensagens : 40
Idade : 52
Localização : Alfragide
Garagem : Vw Bora TDI
Data de inscrição : 06/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Re: Técnica de lavagem correcta

Mensagem por Marks Qua Ago 06 2008, 07:59

Para a próxima vez que pegarem na vassoura, lembrem-se do que está escrito aqui.. Não se trata de "mariquice" ou ser "picuinhas" estas técnicas têm uma razão de ser..

Wink
Marks
Marks
Marks
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 1662
Idade : 37
Localização : Lisboa
Garagem : Audi A3 2.0 TDI 2007
Data de inscrição : 20/02/2008

http://extrimage.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Re: Técnica de lavagem correcta

Mensagem por HC Qua Ago 06 2008, 08:03

Penha tenho eu de lavar a Allroad nas lavagens com rolos Neutral Sad Sad Sad
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 41
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Re: Técnica de lavagem correcta

Mensagem por Marks Qua Ago 06 2008, 08:13

Dá lhe uma detalhadela e passa a lava-va só no elefante!
Ainda vais a tempo de a recuperar, isto se ainda houver verniz Very Happy
Marks
Marks
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 1662
Idade : 37
Localização : Lisboa
Garagem : Audi A3 2.0 TDI 2007
Data de inscrição : 20/02/2008

http://extrimage.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Re: Técnica de lavagem correcta

Mensagem por HC Qua Ago 06 2008, 08:32

verniz ainda há porque tive que arranjar (batida Neutral ) dois paineis (os laterais direitos - as portas) e não se nota diferença da "nova pintura" para a "antiga" Wink...Por isso não deve de estar muito má Wink...O que está a precisar de um belo detalhe é a "pele de vaca" Very Happy, precisa de ser limpa, renovada, e acondicionada!!! Já andei a ver vários produtos mas tenho medo de descolorar a pele Neutral
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 41
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Técnica de lavagem correcta Empty Re: Técnica de lavagem correcta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos