ASF // Audisportfans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dakar 2009...

Ir para baixo

Dakar 2009... Empty Dakar 2009...

Mensagem por SergioP Ter maio 13 2008, 17:54

Foi hoje oficialmente apresentado o Dakar 2009, a primeira edição sul-americana da prova, cujo trajecto foi desvendado em Paris. A prova terá início em Buenos Aires a 3 de Janeiro e terminará na mesma cidade a 18. Foi igualmente confirmada a realização duma prova do Dakar Series em Portugal, entre 9 e 14 de Setembro.

Dakar 2009, que partirá de Le Havre no norte de França e não de Lisboa como se chegou a aventar, terá cerca de 9.000 quilómetros 6.000 dos quais ao cronómetro, divididos em 15 etapas. O dia de desacanso será em Valparaiso, no Chile, e as zonas a serem percorridas situam-se entre Buenos Aires e as Pampas, Río Negro, Chubut, Mendoza e nas areias do deserto de Atacama.



"Previmos todos os elementos da preferência da "caravana" do Dakar: navegação, etapas rápidas, areia e também uma novidade, a...montanha.", referiu Éttiene Lavigne.



De início os concorrentes rumarão de Buenos Aires até Santa Rosa, depois internar-se-ão nas Pampas, cruzam o Rio Negro e Chubut, ponto mais setentrional do percurso. Depois rumarão a Porto Madrid, na Península Valdés, antes de voltar para norte, de novo pelo Rio Negro, com escala em Jaccobachi e Neuquén. Esta primera parte do percurso será composto por etapas longas e rápidas.



Muito calor e ...neve



Posteriormente a caravana irá dirigir-se para a cordilheira dos Andes, por La Pampa e Mendoza, com passagem em San Rafael. Passarão os Andes antes de chegar a Valparaiso, no dia de descanso. Pela frente fica a faltar a travessia do deserto de Atacama, numa paisagem que fará recordar de algum modo as dunas africanas do Sahara, onde se prevêem temperaturass elevadíssimas, já que, recordamos, nesta zona do globo, por esta altura é Verão...



Depois "vem" La Serena e Copiapó, nas províncias de Coquimbó e Atacama. De regresso à Argentina, os concorrentes voltam a subir aos 4.000 metros de altura, zona onde poderá surgir...a neve. De seguida, a caravana passa pelas províncias de Catamarca, com passagem por Fiambalá e La Rioja. Pouco depois atravessam Córdoba, rumo a Buenos Aires, num trajecto por Santa Fé.



Ao que parece, o percurdo está escolhido em cerca de 75% da extensão, faltando decidir, dentro das zonas referidas, exactamentep or onde irá passar. Neste percurso não foram incluídas zonas protegidas, naturias, históricas ou arqueológicas. Ao ocntrário de África, aqui espera-se grande afluência de público. A caravana europeia embarcará no porto de Le Havre, no norte de frança, em finais de Novembro e chegará à Argentina, 21 dias depois.



Dakar Series em Portugal



Conforme se esperava, o Dakar Series terá uma prova em Portugal, organizada pela Lagos Sports, entre 9 e 14 de Setembro. Apesar de ainda não terem sido revelados detalhes, a prova deverá realizar-se entre Lisboa e Vilamoura, com passagem por...Castelo Branco.
SergioP
SergioP
Moderador Geral do Fórum
Moderador Geral do Fórum

Número de Mensagens : 761
Idade : 45
Localização : Porto
Garagem : Audi A4 S-line 2003/VW Polo/Vespa FL2 1996
Data de inscrição : 24/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dakar 2009... Empty Re: Dakar 2009...

Mensagem por SergioP Ter maio 13 2008, 17:59

Dakar Series em Portugal de 8 a 14 de Setembro


Começa em Lisboa e termina em Vilamoura.

O primeiro Dakar Series de Portugal será disputado de 8 a 14 de Setembro, com uma etapa a chegar a Castelo Branco. Escuderia vai estar por dentro de toda a prova.

Após o cancelamento da edição 2008 do Lisboa-Dakar, devido a ameaças terroristas, a João Lagos Sport conseguiu que o nosso país fosse contemplado com uma prova do “Dakar Series”, uma nova fórmula para compensar todos os que investiram na grande aventura africana, e que terá a derradeira fase em solo sul-americano, no início do próximo ano: uma prova com nove etapas na Argentina e seis no Chile.

Até aqui tudo bem. A grande novidade em termos distritais é que a competência organizativa da Escuderia de Castelo Branco foi desafiada pela organização de João Lagos para dirigir a prova no terreno. Os contornos do acordo ainda não são conhecidos, mas ‘Reconquista’ sabe que a ECB vai estar por dentro de toda a corrida.

O presidente da Escuderia evita falar da “bomba”. De Luís Moreira apenas se recolhe um “não minto, nem desminto”. Textualmente.

O Dakar Series Portugal vai decorrer exclusivamente em solo nacional (João Lagos pretende no futuro alargar a prova a território africano) e todos os pormenores ainda estão bem guardados na gaveta. A João Lagos Sport procura reter ao máximo toda a informação: “não queremos adiantar grande coisa, pois assim esvaziaria a apresentação oficial, que terá lugar dentro de algum tempo”, comentou recentemente Joana Lemos, directora do Lagos Team.

A verdade é que os contactos têm vindo a ser estabelecidos e Reconquista apurou também que o Dakar Series terá início em Lisboa e final em Vilamoura. E mais: uma chegada a Castelo Branco. A prova faz parte da agenda competitiva das principais equipas, sendo um dado adquirido a presença das representações oficiais da Mitsubishi e da Volkswagen.

A primeira etapa do Dakar Series realizou-se de 20 a 26 de Abril na Hungria e na Roménia, percorrendo cerca de três mil quilómetros. Foi ganha pelo espanhol Carlos Sainz.
SergioP
SergioP
Moderador Geral do Fórum
Moderador Geral do Fórum

Número de Mensagens : 761
Idade : 45
Localização : Porto
Garagem : Audi A4 S-line 2003/VW Polo/Vespa FL2 1996
Data de inscrição : 24/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos