Rendimento inconstante do motor
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Rendimento inconstante do motor
Caríssimos
Quando comprei a minha A6, esta trazia o medidor de massa de ar avariado. O sintoma era o que se esperava, acelerações muito lentas, funcionamento inconstante do motor, falta de velocidade e vivacidade (arrastava-se literalmente).
Quando lhe coloquei o novo medidor, como seria de esperar, o comportamento mudou radicalmente!
No sábado passado aconteceu algo de estranho. Na A8 depois de saír da portagem Loures (ainda não tenho Via Verde ) notei que na subida a A6 não estava a desenvolver como habitualmente, mas não dei grande importância já que levava um certo peso na bagageira (férias! ). Depois a descer a coisa parecia normal. Nova subida e novamente uma certa falta de genica. Já anteriormente tinha feito a mesma viagem ainda com mais peso e mesmo em 6ª e a subir notava-se claramente a aceleração e cheguei aos 160 e tal sem grande esforço e não foi mais porque no meu lado direito costuma ir instalado um... radar feminino . No sábado a custo chegou aos 140 (apesar de não intencionar ultrapassar esse valor).
Mais à frente e numa subida pouco acentuada, deu-se algo inesperado: o motor perdeu rendimento de forma repentina, baixando dos 130 aos 70 Km/h. Durante cerca de 2Km a A6 "arrastou-se" demonstrando um comportamento muito semelhante ao que tinha com a massa de ar avariada.
Passados os 2Km o motor voltou a ganhar força mas sempre com aquela sensação de que não está a dar o seu melhor. Passados mais alguns Kms voltou a acontecer o mesmo, adormece e acorda sucessivamente em intervalos inconstantes. Acabei por saír da A8 já depois de Torres Vedras. Parei e desliguei o motor durante algum tempo. Retomei o caminho pela estrada nacional e pareceu ter normalizado. Regressei à auto-estrada e daí para a frente só parei em Peniche. Neste troço do caminho pareceu estar tudo normal embora me tenha dado alguma sensação de continuar a não ter a pujança habitual.
Hoje à tarde fiz alguns Kms com mais 2 adultos e 2 crianças a bordo, em estrada com algum trânsito, e pareceu-me estar tudo em ordem.
Amanhã (segunda) tenho que ir a Lisboa e vamos ver como vai ser.
Que poderá ser isto? Será o medidor que está-se a passar? Será algum problema no fornecimento de gasóleo ao motor? Outra coisa???
Agradeço desde já a vossa opinião.
Quando comprei a minha A6, esta trazia o medidor de massa de ar avariado. O sintoma era o que se esperava, acelerações muito lentas, funcionamento inconstante do motor, falta de velocidade e vivacidade (arrastava-se literalmente).
Quando lhe coloquei o novo medidor, como seria de esperar, o comportamento mudou radicalmente!
No sábado passado aconteceu algo de estranho. Na A8 depois de saír da portagem Loures (ainda não tenho Via Verde ) notei que na subida a A6 não estava a desenvolver como habitualmente, mas não dei grande importância já que levava um certo peso na bagageira (férias! ). Depois a descer a coisa parecia normal. Nova subida e novamente uma certa falta de genica. Já anteriormente tinha feito a mesma viagem ainda com mais peso e mesmo em 6ª e a subir notava-se claramente a aceleração e cheguei aos 160 e tal sem grande esforço e não foi mais porque no meu lado direito costuma ir instalado um... radar feminino . No sábado a custo chegou aos 140 (apesar de não intencionar ultrapassar esse valor).
Mais à frente e numa subida pouco acentuada, deu-se algo inesperado: o motor perdeu rendimento de forma repentina, baixando dos 130 aos 70 Km/h. Durante cerca de 2Km a A6 "arrastou-se" demonstrando um comportamento muito semelhante ao que tinha com a massa de ar avariada.
Passados os 2Km o motor voltou a ganhar força mas sempre com aquela sensação de que não está a dar o seu melhor. Passados mais alguns Kms voltou a acontecer o mesmo, adormece e acorda sucessivamente em intervalos inconstantes. Acabei por saír da A8 já depois de Torres Vedras. Parei e desliguei o motor durante algum tempo. Retomei o caminho pela estrada nacional e pareceu ter normalizado. Regressei à auto-estrada e daí para a frente só parei em Peniche. Neste troço do caminho pareceu estar tudo normal embora me tenha dado alguma sensação de continuar a não ter a pujança habitual.
Hoje à tarde fiz alguns Kms com mais 2 adultos e 2 crianças a bordo, em estrada com algum trânsito, e pareceu-me estar tudo em ordem.
Amanhã (segunda) tenho que ir a Lisboa e vamos ver como vai ser.
Que poderá ser isto? Será o medidor que está-se a passar? Será algum problema no fornecimento de gasóleo ao motor? Outra coisa???
Agradeço desde já a vossa opinião.
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.
BlackShadow- Membro de Respeito
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Re: Rendimento inconstante do motor
BlackShadow escreveu:Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.
Pois lá nisso tens muita razão , segue o conselho e liga o carro ao vag
Re: Rendimento inconstante do motor
BlackShadow escreveu:Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.
Claro, desse problema tenho absoluta consciência. É questão de ter cuidado e não é assim tão grave já que continua a acelerar mas de um modo claramente menos enérgico.
Aquela "panca" mais forte que lhe deu na A8 em que a velocidade caiu dos 130 para os 70Km/h não voltou mais a acontecer. Fui na segunda de Peniche a Lisboa e vice-versa sem nunca acontecer essa quebra. O que se nota agora é apenas falta de pujança nas acelerações e alguma inércia em baixa rotação. Digamos que só a partir das 2000-e-qualquer-coisa rpm é que temos motor.
São sintomas típicos de avaria na massa de ar pelo que já encomendei uma. E espero agora que esta dure mais de 7 meses que foi o que durou a actual... (a actual é reconstruída pelo que espero que o problema venha daí)
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
E já me esquecia... não tenho vag-com!
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
Coelho escreveu:E já me esquecia... não tenho vag-com!
isso nao é problema e so dizeres e vens ter comigo que ligo o vag-com na tua maquina
Re: Rendimento inconstante do motor
Ok, obrigado pela disponibilidade mas agora só a partir de 4 de agosto no regresso das férias.mestre rafael escreveu:Coelho escreveu:E já me esquecia... não tenho vag-com!
isso nao é problema e so dizeres e vens ter comigo que ligo o vag-com na tua maquina
Entretanto o motor parece que está novamente normal... já não percebo nada daquilo!
Entretanto enviei-te uma PM. Quando puderes...
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
Voltando a este tema, apesar de não ter ocorrido mais nenhuma quebra drástica de potência, o rendimento continua a não estar de acordo com o que seria normal, notando-se principalmente na subida de regime que é mais lenta do que o habitual.
Entretanto um amigo emprestou-me um medidor de massa de ar de uma Galaxy de 115hp e instalei-o hoje a ver o que aquilo iria dar. Dei umas voltas em estrada aberta para aquecer a máquina. Chegando aos 90ºC puxei pelo motor. Surpresa! Com o medidor normal do 2.5TDI a entrega de potência só se nota com maior vigor mais ou menos nas 2000rpm. Com este medidor do 1.9TDI começa-se a notar logo nas 1500rpm. Parece outro motor! Ainda estiquei um bocado o animal mas infelizmente havia muito transito e o local não é o mais adequado a grandes cavalarias (estrada do Baleal para Peniche) pelo que não pude atestar o rendimento a rotações mais altas. Amanhã vou testar em auto-estrada.
Uma conclusão que se tira é que o problema de falta de pujança vem da massa de ar. Antes isso que algo pior!
Entretanto um amigo emprestou-me um medidor de massa de ar de uma Galaxy de 115hp e instalei-o hoje a ver o que aquilo iria dar. Dei umas voltas em estrada aberta para aquecer a máquina. Chegando aos 90ºC puxei pelo motor. Surpresa! Com o medidor normal do 2.5TDI a entrega de potência só se nota com maior vigor mais ou menos nas 2000rpm. Com este medidor do 1.9TDI começa-se a notar logo nas 1500rpm. Parece outro motor! Ainda estiquei um bocado o animal mas infelizmente havia muito transito e o local não é o mais adequado a grandes cavalarias (estrada do Baleal para Peniche) pelo que não pude atestar o rendimento a rotações mais altas. Amanhã vou testar em auto-estrada.
Uma conclusão que se tira é que o problema de falta de pujança vem da massa de ar. Antes isso que algo pior!
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
Pois, tens razão, sendo o medidor é só pores um novo ou um restaurado
M.A3.D- Moderador Geral do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
M.A3.D escreveu:Pois, tens razão, sendo o medidor é só pores um novo ou um restaurado
Eu colocava um novo, visto o teu já ser "restaurado"
Re: Rendimento inconstante do motor
Ainda não testei o tal do 1.9TDI em auto-estrada mas amanhã (domingo) no regresso a casa (final de férias ) já terei hipótese de o fazer. Se aprovar vou optar por este que é novo, original... e mais barato!
Coelho- Administrador do Fórum
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Re: Rendimento inconstante do motor
Ora bem... já fiz auto-estrada com a massa de ar do 1.9TDI. E não é que aquilo funga mesmo! Não estiquei o motor até ao fim (tenho que ir ao autódromo hehehe) mas deu para perceber que a performance está lá.
Entretanto chamaram-me a atenção para os consumos... Se se mantiverem ou descerem, fantástico. Se subirem poderá ser necessário uma repro para corrigir a coisa. Vamos ver agora como é que vai ser. O que é certo é que aquilo puxa realmente melhor a baixa rotação! Para as ultrapassagens, recuperações e semáforos, maravilha!
Entretanto chamaram-me a atenção para os consumos... Se se mantiverem ou descerem, fantástico. Se subirem poderá ser necessário uma repro para corrigir a coisa. Vamos ver agora como é que vai ser. O que é certo é que aquilo puxa realmente melhor a baixa rotação! Para as ultrapassagens, recuperações e semáforos, maravilha!
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