ASF // Audisportfans
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rendimento inconstante do motor

5 participantes

Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Dom Jul 20 2008, 16:54

Caríssimos

Quando comprei a minha A6, esta trazia o medidor de massa de ar avariado. O sintoma era o que se esperava, acelerações muito lentas, funcionamento inconstante do motor, falta de velocidade e vivacidade (arrastava-se literalmente).
Quando lhe coloquei o novo medidor, como seria de esperar, o comportamento mudou radicalmente!

No sábado passado aconteceu algo de estranho. Na A8 depois de saír da portagem Loures (ainda não tenho Via Verde tongue ) notei que na subida a A6 não estava a desenvolver como habitualmente, mas não dei grande importância já que levava um certo peso na bagageira (férias! Very Happy ). Depois a descer a coisa parecia normal. Nova subida e novamente uma certa falta de genica. Já anteriormente tinha feito a mesma viagem ainda com mais peso e mesmo em 6ª e a subir notava-se claramente a aceleração e cheguei aos 160 e tal sem grande esforço e não foi mais porque no meu lado direito costuma ir instalado um... radar feminino Laughing . No sábado a custo chegou aos 140 (apesar de não intencionar ultrapassar esse valor).
Mais à frente e numa subida pouco acentuada, deu-se algo inesperado: o motor perdeu rendimento de forma repentina, baixando dos 130 aos 70 Km/h. Durante cerca de 2Km a A6 "arrastou-se" demonstrando um comportamento muito semelhante ao que tinha com a massa de ar avariada.
Passados os 2Km o motor voltou a ganhar força mas sempre com aquela sensação de que não está a dar o seu melhor. Passados mais alguns Kms voltou a acontecer o mesmo, adormece e acorda sucessivamente em intervalos inconstantes. Acabei por saír da A8 já depois de Torres Vedras. Parei e desliguei o motor durante algum tempo. Retomei o caminho pela estrada nacional e pareceu ter normalizado. Regressei à auto-estrada e daí para a frente só parei em Peniche. Neste troço do caminho pareceu estar tudo normal embora me tenha dado alguma sensação de continuar a não ter a pujança habitual.
Hoje à tarde fiz alguns Kms com mais 2 adultos e 2 crianças a bordo, em estrada com algum trânsito, e pareceu-me estar tudo em ordem.
Amanhã (segunda) tenho que ir a Lisboa e vamos ver como vai ser. Neutral

Que poderá ser isto? Será o medidor que está-se a passar? Será algum problema no fornecimento de gasóleo ao motor? Outra coisa??? scratch scratch scratch

Agradeço desde já a vossa opinião.
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por BlackShadow Dom Jul 20 2008, 21:19

Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.

BlackShadow
Membro de Respeito
Membro de Respeito

Número de Mensagens : 1479
Idade : 36
Localização : Portugal
Garagem : Para 4 Carros.
Data de inscrição : 19/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por HC Seg Jul 21 2008, 03:19

BlackShadow escreveu:Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.

Pois lá nisso tens muita razão Neutral Neutral Neutral , segue o conselho e liga o carro ao vag Wink
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 40
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Ter Jul 22 2008, 15:43

BlackShadow escreveu:Se calhar é melhor ligares isso ao vag-com a ver se tens erros... é que imagina que tens que fazer alguma ultrapassagem e perdes a potência, até é perigoso andares com o carro assim.

Claro, desse problema tenho absoluta consciência. É questão de ter cuidado e não é assim tão grave já que continua a acelerar mas de um modo claramente menos enérgico.
Aquela "panca" mais forte que lhe deu na A8 em que a velocidade caiu dos 130 para os 70Km/h não voltou mais a acontecer. Fui na segunda de Peniche a Lisboa e vice-versa sem nunca acontecer essa quebra. O que se nota agora é apenas falta de pujança nas acelerações e alguma inércia em baixa rotação. Digamos que só a partir das 2000-e-qualquer-coisa rpm é que temos motor.
São sintomas típicos de avaria na massa de ar pelo que já encomendei uma. E espero agora que esta dure mais de 7 meses que foi o que durou a actual... Razz (a actual é reconstruída pelo que espero que o problema venha daí)
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Ter Jul 22 2008, 15:44

E já me esquecia... não tenho vag-com! Sad
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por mestre rafael Qua Jul 23 2008, 14:56

Coelho escreveu:E já me esquecia... não tenho vag-com! Sad

isso nao é problema e so dizeres e vens ter comigo que ligo o vag-com na tua maquina Wink
mestre rafael
mestre rafael
Membro de Respeito
Membro de Respeito

Número de Mensagens : 1061
Idade : 42
Localização : Lisboa
Garagem : Audi A4 2.0 tdi 170cv de 2007 audi a6 1.9 tdi 110cv de 1999
Data de inscrição : 19/02/2008

http://www.powerbyferreirinhas.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Qua Jul 23 2008, 15:31

mestre rafael escreveu:
Coelho escreveu:E já me esquecia... não tenho vag-com! Sad

isso nao é problema e so dizeres e vens ter comigo que ligo o vag-com na tua maquina Wink
Ok, obrigado pela disponibilidade mas agora só a partir de 4 de agosto no regresso das férias. Smile
Entretanto o motor parece que está novamente normal... já não percebo nada daquilo! Razz

Entretanto enviei-te uma PM. Quando puderes... Wink
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Qui Jul 31 2008, 14:05

Voltando a este tema, apesar de não ter ocorrido mais nenhuma quebra drástica de potência, o rendimento continua a não estar de acordo com o que seria normal, notando-se principalmente na subida de regime que é mais lenta do que o habitual.
Entretanto um amigo emprestou-me um medidor de massa de ar de uma Galaxy de 115hp e instalei-o hoje a ver o que aquilo iria dar. Dei umas voltas em estrada aberta para aquecer a máquina. Chegando aos 90ºC puxei pelo motor. Surpresa! Com o medidor normal do 2.5TDI a entrega de potência só se nota com maior vigor mais ou menos nas 2000rpm. Com este medidor do 1.9TDI começa-se a notar logo nas 1500rpm. Parece outro motor! Ainda estiquei um bocado o animal mas infelizmente havia muito transito e o local não é o mais adequado a grandes cavalarias (estrada do Baleal para Peniche) pelo que não pude atestar o rendimento a rotações mais altas. Amanhã vou testar em auto-estrada.
Uma conclusão que se tira é que o problema de falta de pujança vem da massa de ar. Antes isso que algo pior! Smile
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por M.A3.D Qui Jul 31 2008, 17:55

Pois, tens razão, sendo o medidor é só pores um novo ou um restaurado Exclamation Wink
M.A3.D
M.A3.D
Moderador Geral do Fórum
Moderador Geral do Fórum

Número de Mensagens : 1880
Idade : 43
Localização : Oeiras
Garagem : Audi A3 8P 2.0 TDI 140 Cv Sport, 2005
Data de inscrição : 06/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por HC Sex Ago 01 2008, 02:55

M.A3.D escreveu:Pois, tens razão, sendo o medidor é só pores um novo ou um restaurado Exclamation Wink

Eu colocava um novo, visto o teu já ser "restaurado" Wink
HC
HC
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 2062
Idade : 40
Localização : Setúbal
Garagem : Allroad 2.5TDi V6 24V Quattro
Data de inscrição : 22/02/2008

http://www.AudiSportFans.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Sáb Ago 02 2008, 15:58

Ainda não testei o tal do 1.9TDI em auto-estrada mas amanhã (domingo) no regresso a casa (final de férias Sad ) já terei hipótese de o fazer. Se aprovar vou optar por este que é novo, original... e mais barato! Wink
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Coelho Seg Ago 04 2008, 11:49

Ora bem... já fiz auto-estrada com a massa de ar do 1.9TDI. E não é que aquilo funga mesmo! Twisted Evil Não estiquei o motor até ao fim (tenho que ir ao autódromo hehehe) mas deu para perceber que a performance está lá.
Entretanto chamaram-me a atenção para os consumos... Se se mantiverem ou descerem, fantástico. Se subirem poderá ser necessário uma repro para corrigir a coisa. Vamos ver agora como é que vai ser. O que é certo é que aquilo puxa realmente melhor a baixa rotação! Para as ultrapassagens, recuperações e semáforos, maravilha! cheers
Coelho
Coelho
Administrador do Fórum
Administrador do Fórum

Número de Mensagens : 442
Idade : 54
Localização : Lisboa/Pontinha
Garagem : Audi A6 Avant 2.5TDI quattro - Nissan Note 1.5dCI Tekna
Data de inscrição : 11/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Rendimento inconstante do motor Empty Re: Rendimento inconstante do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos